top of page

Capital Mundial do Yoga

Rishikesh

Rishikesh (em sânscrito: हृषीकेश) é uma cidade, do estado indiano de Uttarakhand. Situada aos pés do Himalaia no norte da Índia, é conhecida como portal para a região de Garhwal e ‘Capital Mundial do Yoga’. Fica a aproximadamente 25 km ao norte de Haridwar e a 43 km a sudeste da capital estadual, Dehradun. Rishkesh é conhecida como lugar de peregrinação e reconhecida como um dos lugares mais sagrados para os hindus. Santos e sábios hindus visitaram Rishikesh desde a antiguidade em busca de elevação de conhecimento.
Em setembro de 2015 o ministro do Turismo da Índia, Mahesh Sharma, anunciou que Rishikesh e Haridwar receberiam o título de “cidades-gêmeas do patrimônio nacional”.  Em função da importância religiosa do lugar, comida não vegetariana e bebidas alcoólicas são estritamente proibidas em Rishikesh.
As lendas declaram que Rama penitenciou-se por ter matado Ravana, o rei asura de Lanka e Lakshmana, seu irmão mais novo, e cruzou o Ganges num certo ponto, hoje conhecido como Lakshman Jhula (लक्ष्मण झूला), onde atualmente se localiza a ponte, fazendo uma travessia com cordame de juta.
O sagrado Rio Ganges corre por Rishikesh. Aqui o rio deixa a serra de Shivalik nos Himalaias e se dirige às planícies do norte da Índia. Vários templos hindus, tanto antigos quanto recentes, situam-se às margens do Ganges em Rishikesh. Assim como ocorre com Haridwar, Rishikesh é considerada pelos hindus uma cidade sagrada.
Rishikesh é conhecida como "Capital mundial do Yoga” e possui vários centros de yoga que atraem turistas. Acredita-se que a meditação em Rishikesh aproxima a pessoa de alcançar moksha, assim como um mergulho nas águas sagradas do rio que corta a cidade.
Em fevereiro de 1968, os Beatles visitaram o ashram de Maharishi Mahesh Yogi em Rishikesh. John Lennon gravou a "The Happy Rishikesh Song". Os Beatles compuseram várias canções durante seu tempo no ashram do Maharishi, algumas das quais figuram no disco conhecido como Álbum Branco. Vários outros artistas, dentre eles Mike Love, The Beach Boys e Donovan visitaram o lugar para contemplar e meditar. O antigo palácio real do marajá de Tehri Garhwal, próximo a Narendranagar, abriga agora um retiro de yogues.

Passeios pela região

Ficaremos em Rishikesh por algum tempo.

Lá costumamos deixar o grupo mais livre, depois de apresentarmos a cidade, pois é um lugar completamente seguro e bom de passear, sentar à beira do Ganges pra meditar, olhar o pôr do sol, sentar em algum café com vista para o rio e não ver as horas passarem.

Mesmo assim, algumas programações estão incluídas.


Acampamento e Rafting no Ganges

Ficaremos em um acampamento a cerca de 30km de Rishikesh, em tendas ou chalés(depende da disponibilidade do camping na época) com ótima inra-estrutura, por duas noites. Cercado de uma exuberante natureza, você poderá respirar ar puro, fazer atividades ao ar livre ou simplesmente caminhar na beira do Rio Ganges, sentar, respirar e sentir. Durante esse período estão inclusas 3 refeições diárias, tenda e ou chalé, rafting.

Rituais

Existem muitos Ashrams em Rishikesh. O grupo participará de alguns rituais que acontecem neles. Geralmente alguns gurus/líderes espirituais de todo o mundo estão em RIshikesh nessa época. Se tiver sorte de encontrar algum deles por lá, poderá participar de suas preleções.

Compras

Rishikesh é o melhor lugar de toda a viagem para comprar. Levaremos o grupo a lojas, farmácias ayurédicas e o que mais for de interesse.

bottom of page